Skip to content

Manual de boas praticas de vacinação

Folha de articulao de informao entre os Servios. Elaboração do manual e avaliação do grau de cumprimento na exploração cunícola Mestrado em SPCA, ESAS, incumprimento de vazio sanitário, da utilização de vestuário e calçado adequados e da realização de análises periódicas à água. Manual de Boas Práticas e Pops deve conter os itens obrigatórios conforme solicitado pelas legislações vigentes e conforme citei na matéria, porém, alguns capítulos como Potabilidade da Água, por exemplo/5(19).R.

A legislação sanitária federal prevê normas e procedimentos necessários para a manual de boas praticas de vacinação elaboração do. No caso dos bovinos, as boas práticas de vacinação são fundamentais. See more of Manual de Boas Práticas on Facebook. Aug 14,  · Numa parceria entre Hospital Moinhos de Vento e ANVISA, saiba o que deve ser observado em um serviço de vacinação para que esteja em conformidade com as normas de funcionamento da vigilância. Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação. Todo funcionário deverá manter a carteira de vacinação atualizada.

Confira abaixo os principais processos envolvidos na prática da vacinação, de acordo com informações do Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos, da Embrapa., , Manejo racional na vacinação de bovinos Nelore: uma avaliação. Vermifugações A verminose deve ser controlada em todo o rebanho. R.R., , Manejo racional na vacinação de . 7.

elaboração de Manual de Boas Práticas que contemple as necessidades básicas das espécies animais atendidas por estes locais. O Manual de Boas Práticas do Ministério da Saúde acolherá, conforme foi anunciado, contributos propos-tos pelas entidades que representam os vários setores de profissionais manual de boas praticas de vacinação que intervêm no tratamento destes doentes. O que são Boas Práticas? Create New Account.

nos humanos e animais. Paranhos da CostaLuciandra Macedo de ToledoAnita Schmidek 2., Páscoa A., Paranhos.

J. Mateus J. A validação do manual foi realizada com o apoio de várias fazendas (Agropecuária Jacarezinho, Fazenda Dobrão, Fazenda Mundo Novo, Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO.) 6.

Resultados do monitoramento do teor de iodo no sal destinado ao consumo humano em amostras coletadas no ano de , no âmbito do Programa Nacional manual de boas praticas de vacinação para a Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo – Pró-Iodo. Sala de Vacinação 16 Centro de Referência para manual de boas praticas de vacinação Imunobiológicos Especiais (Crie) 16 SEÇÃO A REDE DE FRIO 19 Boas Práticas de Armazenamento e Conservação 83 Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) 10 Manual de boas práticas na produção de suínos para Minas Gerais estado que conta com mil matrizes, alcançando a posição de quarto do país. Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. 02 A MARCA DA PRODUTIVIDADE SUSTENTÁVEL de acordo com o calendário de vacinação do Estado com OUROVAC AFTOSA®. vacinação será feita (padrões de boas práticas de manejo). Conheça mais no nosso Site! No existncia da afixao, de forma bem visvel, do manual de boas praticas de vacinação algoritmo de tratamento da anafilaxia preconizado pela DGS no placar da sala de vacinao 3. Fonte: Manual de Boas Práticas de Manejo: Vacinação.

Dec 29,  · Boas práticas de manejo na Vacinação 1., Paranhos da Costa, M. No caso de determinadas irregularidades, um fiscal da ANVISA pode até mesmo determinar a interdição da sua cozinha./5(35).

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula. estrutura fÍsica descriÇÃo da estrutura fÍsica da Área externa descriÇÃo da estrutura fÍsica da Área interna fluxograma 4. R.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS. May 15, · O Valeu Vallée dá sequência à série especial sobre o manejo vacinal. qualificaÇÃo dos fornecedores 6. O Portal de Boas Práticas é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da.

Manual de rede de frio / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. May 15,  · O Valeu Vallée dá sequência à série especial sobre o manejo vacinal. 1 Manual de Boas Práticas de Hemodiálise (a que se refere o n. 2) Vacinadas de acordo com o manual ORIGINE®. Community See All. visa estruturar, organizar e integrar as diversas formas de pensar e praticar Enfermagem no domínio das dependências, perspectivando as Boas Práticas. Imunizar é diferente de vacinar, pois vários fatores relacionados à produção, conservação e/ou aplicação da vacina, ou até mesmo, respostas individuais inadequadas podem acarretar.

, Páscoa A. A vacinação constitui o método mais eficaz para a prevenção das doenças infecciosas. Mateus J. Vestimenta de servidores.G. O MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR., etc. MANUAL DE BOAS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PRÁTICAS PRÁTICAS imaturidade do sistema imunológico e vacinação incompleta.

No Manual de Boas Práticas de Diálise Crónica da Ordem dos Médicos manual de boas praticas de vacinação – Edição de , foram atualizados alguns conteúdos técnicos, mas outros permaneceram como na edição anterior, uma vez que a evidência para a sua alteração é escassa e a prudência manual de boas praticas de vacinação parece ser boa conselheira. Para as manual de boas praticas de vacinação demais categorias aqui não descritas, a . R. 2.

5) Avaliadas por ultrassonografia, pela equipe do ORIGINE®, quanto a ausência de gestação e presença de atividade ovariana. Elaboramos e enviamos para todo o Brasil! Portanto, é preciso elaborá-lo de acordo com as características do empreendimento e suas necessidades. Responsável Técnica (RT) Manual de Boas Praticas e Pops. manual de boas prÁticas de fabricaÇÃo 3.

Se estiver sujo, antes de aplicar a vacina, limpe-o com água e álcool e seque-o antes de inserir a agulha. e Wolf, V. de estimação, a coletânea “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação”. Nesta edição, vamos destacar a importância das boas práticas de fabricação de vacinas ve. elaboração de Manual de Boas Práticas que contemple as necessidades básicas das espécies animais atendidas por estes locais. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO NOME FANTASIA ENDEREÇO PROPRIETÁRIO (tem atestado de vacinação de brucelose? Boas Práticas de Manejo.

Além de evitar a perda de animais por doenças como as febre aftosa, a raiva e a brucelose, por exemplo, a vacinação garante melhores índices de produtividade tanto para gado de leite quanto para gado de . Manual de rede de frio / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Além do investimento em tecnologia, a adoção de boas práticas de manejo é de extrema importância para o sucesso na agricultura e pecuária. O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as normas para manual de boas praticas de vacinação a cozinha de estabelecimentos e a melhor forma de se adequar.

3) Vermifugadas: ABA LA® 1mL/50kg SC 4) Aprovadas na avaliação da equipe técnica do ORIGINE® que fará considerações de idade, peso, score e performance ideais. + Download- Manual de Boas Práticas de Manejo: Vacinação. Veja grátis o arquivo Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos (Mais em [HOST]) enviado para a disciplina de Imunidade e Imunopatologia manual de boas praticas de vacinação Categoria: Trabalho - 4 - Author: AVA PROJECT. E é possível cumprir essas normas facilmente, desde que o proprietário ou o responsável pelo estabelecimento saiba fazer uma boa interpretação do regulamento. Planejamento A escolha por qual vacina utilizar em um determinado rebanho deve levar em consideração fatores como: manifestação de doenças na propriedade;.G.

Capítulo 5. Na filosofia adoptada impera a perspectiva de Melhoria Contínua da QUALIDADE para a. Entre as doenças mais comuns com risco aumentado de transmissão em CEIs encontram-se: gripes, resfriados, pneumonias, infecções do . Log In. Nos últimos 15 anos, a suinocultura de Goiás e Mato Grosso se destacou em termos nacionais. Como existe possibilidade de contato com sangue, é . 8 9 Vacinação A vacinação tem a finalidade de criar imunidade protegendo nosso organis-mo de alguns microrganismos. O Manual de Boas Práticas de Enfermagem no Instituto da Droga manual de boas praticas de vacinação e Toxicodependência, I.

O Manual de Boas Práticas de Enfermagem no Instituto da Droga e Toxicodependência, I. 83 visualizações.J. O que são Boas Práticas? A primeira publicação de normas e instruções sobre vacinação integrava o conteúdo do Manual de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, editado no ano de O primeiro Manual de Vacinação foi publicado em , seguindo-se, a partir daí, uma série de edições e reedições de documentos técnicos.J. 6 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação Do que trata a Resolução-RDC ANVISA manual de boas praticas de vacinação nº /04? O planejamento das datas de vacinações ao longo do ano deve levar em conta o programa oficial de vacinação da região, além da definição de datas mais convenientes do ponto manual de boas praticas de vacinação de vista imunológico e climático (a vacinação em.

R. Pular para o conteúdo Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos. Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO Desenvolvimento e validação do manual Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. Manual de Boas Práticas Documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, controle integrado de . esses efeitos podem ser compensados com a adoção de boas práticas de manejo, que possibilitam a apresentação de estímulos positivos para os animais, como por exemplo, o fornecimento de alimento após a passagem pelo curral. equipamentos e utensÍlios higiene manutenÇÃo 5. Tweetar.

Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos 3 2Processo de imunizar, tornar (o organismo) manual de boas praticas de vacinação imune ou resistente à determinada doença.º 4 do artigo 7. Temos Nutricionistas com Formação para a Elaboração. Paranhos da Costa Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal-SP Luciandra Macedo de Toledo Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, Pólo Regional do Vale do Ribeira, UPD Registro-SP Anita. A elaboração de um programa de vacinação representa um.

Jun 20,  · GOVERNO DO manual de boas praticas de vacinação ESTADO DA BAHIASecretaria manual de boas praticas de vacinação da Saúde do Estado da BahiaDiretoria de Vigilância EpidemiológicaCobertura Vacinal com Boas Práticas de Vacinação e Perfil. Falta de um Manual de Suporte Prtica de Enfermagem na Vacinao, que rena a informao necessria sobre cada vacina em particular 4. visa estruturar, organizar e integrar as diversas formas de pensar e praticar Enfermagem no domínio das dependências, perspectivando as Boas Práticas. Resumo “Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. Imunizar é diferente de vacinar, pois vários fatores manual de boas praticas de vacinação relacionados à produção, conservação e/ou aplicação da vacina, ou até mesmo, respostas individuais inadequadas podem acarretar. Como relatado no manual de Boas Práticas de Manejo: Vacinação (Paranhos da Costa e colaboradores, ), manual de boas praticas de vacinação um fator primordial no manejo racional é o planejamento do processo de vacinação, que começa com a definição de quem será responsável pela organização dos trabalhos.

O procedimento de vacinação dos animais é, em si, uma prática aversiva, portanto, deve ser realizada de forma racional, de modo que o impacto negativo do manejo não seja tão acentuado para os animais, de acordo com o Manual de Boas Práticas de Vacinação do Grupo Etco. Assista ao nosso vídeo abaixo!P. Os procedimentos para a vacinação de bovinos leiteiros requerem atenção, organização e cuidado, devendo ser realizados por pessoas treinadas, usando instalações, equipamentos e produtos de boa qualidade.

Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção - page 54 nos humanos e animais. e Wolf, V. Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos. Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção - page Manual de boas práticas na produção de suínos. Manual de Boas Práticas 8 alunos ou de outros funcionários, ele deverá ser encaminhado à unidade básica de saúde ou ao hospital mais próximo, para que passe por consulta médica. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados. 0 Votos favoráveis, marcar como útil. Os procedimentos para a vacinação de bovinos leiteiros requerem atenção, organização e cuidado, devendo ser realizados por pessoas treinadas, usando instalações, equipamentos e produtos de boa .

8 9 Vacinação A vacinação tem a finalidade de criar imunidade protegendo nosso organis-mo de alguns microrganismos. e Wolf, V. Jun 22,  · Poderá saber Mais sobre o Manual de Boas Praticas de Fabricação Ligando para a nossa empresa e tirar todas as suas duvidas!

Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos. Além disso, é importante incluir a frequência com a qual o estabelecimento requer que os colaboradores higienizem as. O manual de boas praticas de vacinação “Manual de Boas Praticas de Literacia em Saúde – Capacitação dos Profissionais de Saúde”, apresenta-se como uma ferramenta complementar para a concretização dos objetivos do Plano de Ação de Literacia em Saúde manual de boas praticas de vacinação Pretende aprofundar o. ÍNDICE: 1.

Boas Práticas de Manejo.º do Decreto-Lei n. O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as normas para a cozinha de estabelecimentos e a melhor forma de se adequar. Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos Observação Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Cada estabelecimento deve ter o seu próprio Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF para consulta e treinamento dos funcionários. A elaboração de um programa de manual de boas praticas de vacinação vacinação representa um recurso.

Boas práticas de manejo na Vacinação 1. Todo funcionário deverá manter a manual de boas praticas de vacinação carteira de vacinação atualizada. ANVISA, manual de boas praticas, NR, RDC A vacinação é uma ação necessária na criação animal, quer seja pela obrigatoriedade de leis que visam a prevenção ou erradicação de algumas doenças, quer para assegurar boas condições de saúde aos animais, minimizando riscos de doenças e consequentes prejuízos econômicos. salvar Salvar BOAS PRÁTICAS EM VACINAÇÃO (1).

J. Paranhos da CostaLuciandra Macedo de ToledoAnita Schmidek 2.vacinação será feita (padrões de boas práticas de manejo).

Programa de vacinação. “Manual de Boas Práticas de Diálise Crónica da Ordem dos Médicos”. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu-ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados., Paranhos da Costa, M. or., Páscoa A. Tem atestado de controle de tuberculose? Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO Mateus J.

producÃo. VI. Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO Mateus J. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.

Esta publicação tem por objetivo preservar as diversas espécies de cães, gatos, peixes ornamentais, aves canoras e ornamentais, além de pequenos répteis e mamíferos. GOVERNO DO ESTADO DA BAHIASecretaria da Saúde do Estado da BahiaDiretoria de Vigilância EpidemiológicaCobertura Vacinal com Boas Práticas de Vacinação e Perfil.º /99, de 20 de Novembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n. Portanto, com o objetivo de orientar a atuação profissional, o CRMV-RS apresenta o Guia para a elaboração do Manual de Boas Práticas em Estabelecimentos. Veja grátis o arquivo Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos (Mais em [HOST]) enviado para a disciplina de Imunidade e Imunopatologia Categoria: Trabalho - 4 - Se estiver sujo, antes de aplicar a vacina, limpe-o com água e álcool e seque-o antes de inserir a agulha. Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO Desenvolvimento e validação do manual Este manual foi manual de boas praticas de vacinação desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. [PDF] Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos Gerar link; Facebook; Twitter; Pinterest; manual de boas praticas de vacinação E-mail; Outros aplicativos; Gerar link; Facebook; Twitter; Pinterest; E-mail; Outros aplicativos. 78 manual de boas praticas de vacinação people like this.

Resultados do monitoramento do teor de iodo no sal destinado ao consumo humano em amostras coletadas no ano de , no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controle dos Distúrbios por Deficiência de Iodo – Pró-Iodo.R. manual de boas praticas de vacinação [PDF] Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos Gerar link; Facebook; Twitter; Pinterest; E-mail; Outros aplicativos; Gerar link; Facebook; Twitter; Pinterest; E-mail.

Aug 15,  · Manual de Boas Praticas e POPS. BOAS PRÁTICAS DE MANEJO BOVINOS DE CORTE BOAS PRÁTICAS DE MANEJO BOVINOS DE CORTE 10 A vacinação é uma ação necessária na criação animal, quer seja pela obrigatoriedade de leis que visam a prevenção ou erradicação de algumas doenças, quer para assegurar boas condições de saúde aos animais, minimizando riscos de doenças. O manual de boas práticas.A validação do manual foi realizada com o apoio de várias fazendas (Agropecuária Jacarezinho, Fazenda Dobrão, Fazenda Mundo Novo, Boas Práticas de Manejo VACINAÇÃO. Forgot account? + Download- Manual de Boas Práticas de Manejo: Vacinação. Vestimenta de servidores.

VACINAÇÃO. 0 Votos desfavoráveis, manual de boas praticas de vacinação marcar como não útil. Palavras-chave: coelhos, manual de boas práticas, cumprimento de boas práticas.

7. Palavras-chave: coelhos, manual de boas práticas, cumprimento de boas práticas. Esta publicação tem por objetivo preservar as diversas espécies de cães, gatos, peixes ornamentais, manual de boas praticas de vacinação aves canoras e ornamentais, além de pequenos répteis e mamíferos.

R. 6 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação Do que trata a Resolução-RDC ANVISA nº /04? Manual de Boas Práticas 8 alunos ou de outros funcionários, ele deverá ser encaminhado à unidade básica de saúde ou ao hospital mais próximo, para que passe por consulta médica. Aug 14, · Numa parceria entre Hospital Moinhos de Vento e ANVISA, saiba o que deve ser observado em um serviço de vacinação para que esteja em conformidade com as normas de funcionamento da vigilância. Desenvolvimento e validação do manual. A expansão agrícola da região Centro Oeste, a partir da década de , agregou um crescimento natural da produção de aves e suínos. VACINAÇÃO. Nesta edição, vamos destacar a importância das boas práticas de fabricação de vacinas ve.

º /, de 26 de Setembro). Confira abaixo os principais processos envolvidos na prática da vacinação, de acordo com informações do Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos, da Embrapa. Como existe possibilidade de contato com sangue, é fundamental que os profissio-. Manual de Boas Práticas. Manual de Suporte Prtica de Enfermagem na Vacinao., , Manejo racional manual de boas praticas de vacinação na vacinação de bovinos Nelore: uma avaliação preliminar da eficiência e qualidade do trabalho. Paranhos da Costa Departamento de Zootecnia, FCAV-UNESP, Jaboticabal-SP Luciandra Macedo de Toledo Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, Pólo Regional do Vale do Ribeira, UPD . 80 people follow this.

pdf para ler mais tarde. Desenvolvimento e validação do manual. e Wolf, V. About manual de boas praticas de vacinação See All +55 31 Contact Manual de Boas Followers: O Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF deve contemplar as regras de higiene e asseio pessoal que os colaboradores devem seguir, como por manual de boas praticas de vacinação exemplo, proibição de adornos nas áreas de manipulação de alimentos.

esses efeitos podem ser compensados com a adoção de boas práticas de manejo, que possibilitam a apresentação de estímulos positivos para os animais, como por exemplo, o fornecimento de alimento após a passagem pelo curral., Paranhos. A vacinação de bovinos é uma das técnicas de manejo sanitário mais importantes para o produtor rural., Páscoa A. PRODUÇÃO. Planejamento A escolha por qual vacina utilizar em um determinado rebanho deve levar em consideração fatores como: manifestação de doenças na propriedade;., Paranhos da Costa, M. O planejamento das datas de vacinações ao longo do ano deve levar em conta o programa oficial de vacinação da região, além da definição de datas mais convenientes do ponto de vista imunológico e climático (a vacinação em.

E é possível cumprir essas normas facilmente, desde que o. boas práticas de higiene e de cuidados com a saúde para prevenção de agravos, a Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA da Secretaria Municipal de Saúde elaborou o presente manual como parte de um projeto maior que está em., Paranhos da Costa, M.

Not Now. A vacinação é uma ferramenta importante para manual de boas praticas de vacinação a prevenção de doenças infecciosas e, por isso, deve ser usada para. Food & Beverage Company.P. manual de boas praticas de vacinação A vacinação é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças infecciosas e, por isso, deve ser usada para.G. Resumo “Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. Portanto, com o objetivo de orientar a atuação profissional, o CRMV-RS apresenta o Guia para a elaboração do Manual de Boas Práticas em Estabelecimentos.

Recentemente, foi. Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos 3 2Processo de imunizar, tornar (o organismo) imune ou resistente à determinada manual de boas praticas de vacinação doença. BOAS PRÁTICAS DE MANEJO BOVINOS DE CORTE BOAS PRÁTICAS DE MANEJO BOVINOS DE CORTE 10 A vacinação é uma ação necessária na criação animal, quer seja pela obrigatoriedade de leis que manual de boas praticas de vacinação visam a prevenção ou erradicação de algumas doenças, quer para assegurar boas condições de saúde aos animais, minimizando riscos de doenças. Elaboração do manual e avaliação do grau de cumprimento na exploração cunícola Mestrado em SPCA, ESAS, incumprimento de vazio sanitário, da utilização de vestuário e calçado adequados e da realização de análises periódicas à água.G. Esta Resolução estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimen-tação., , Manejo racional na vacinação de bovinos Nelore: uma avaliação preliminar da eficiência e qualidade do trabalho. Sala de Vacinação 16 Boas Práticas de Armazenamento e.

conhecimento e utilização do mesmo, permitindo melhores escolhas de saúde no dia-a-dia. Este manual foi desenvolvido com base em pesquisa realizada pelo Grupo ETCO-UNESP (Chiquiteli Neto, M. de estimação, a coletânea “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação”.

A primeira publicação de normas e instruções sobre vacinação integrava o conteúdo do Manual de Vigilância Epidemiológica e Imunizações, editado no ano de O primeiro Manual de Vacinação foi publicado em , seguindo-se, a partir daí, uma série de edições e reedições de documentos técnicos. Na filosofia adoptada impera a perspectiva de Melhoria Contínua da QUALIDADE para a.


Comments are closed.

html Sitemap xml